Você pode optar por um pergolado onde se possa tomar sol ou com uma estrutura coberta de trepadeiras, para poder desfrutar de uma sombra refrescante e natural.
Pergolado de bambu
No caso da madeira, atenção na hora de escolher o tipo de madeira. As mais indicadas para áreas externas são itaúba e ipê ou madeiras tratadas, como eucalipto e pinus. Recomenda-se que a estrutura de madeira não toque o solo. A mistura de materiais como madeira para estrutura e bambu para sombreamento, podem ser uma boa opção.
O ambiente pode ganhar um charme especial com plantas trepadeiras. Além delas filtrarem a incidência direta do sol embelezam o espaço. Se quiser ter sol no inverno, vale usar plantas caducas, que perdem suas folhas em períodos de baixas temperaturas.
Sugestão de trepadeiras
Amor-agarradinho: trepadeira perene que floresce o ano todo, principalmente na primavera e no verão. Serve para recobrir estruturas no jardim, como telas, pórticos, gazebos e pérgulas.
Sapatinho-de-judia: Esta trepadeira floresce menos que o amor-agarradinho. Atrai beija-flores. Suas flores amarelas com marrom enchem de colorido a pérgula. É muito sensível ao frio e deve ser cultivada preferencialmente sob sol pleno.
Jade: dá flores na cor verde azulado da primavera até o verão. Apesar dela ser bastante sensível e de difícil reprodução, sua beleza compensa o esforço.
Pérgula de madeira
Fundação
Para dar estabilidade ao espaço recomenda-se fazer brocas e sapatas de concreto. Para dar apoio aos pilares de madeira, deve ser construído bloquinhos de cimento com 5 cm de altura e com pinos metálicos de cerca de 15 cm prendem-se as toras de madeiras.
Encaixes
Pinos metálicos servem para reforçar as conexões dos pilares e vigas de madeira.
Coberturas
Para cobrir, uma sugestão é usar esteiras de bambu sobre a estrutura de vigas roliças e ripas. Vale deixar uma pequena inclinação para escoar a água da chuva
0 comentários:
Postar um comentário